Realização
Cinema e Artes
Matar um Dragão na Capadócia
em desenvolvimento
FILME, FIC. 120’, DIGITAL, BRASIL.2026.
ROTEIRO E DIREÇÃO
O medo paralisa, devora a alma e enfraquece; mas também traz coragem e desejo. É do medo que Mariana, uma jovem mulher brasileira, encontra amor, fé e pertencimento, quando se muda para a Turquia. Lá, ela precisa enfrentar sozinha crises políticas e pessoais, guerras e epidemias.
*Recebeu o fundo de desenvolvimento da Lei Paulo Gustavo Paraná 2023/2024 (Brasil)
* Integrou o projeto SELO ELAS, da ELO DISTRIBUIDORA, em 2022 (Brasil)
O Cinturão de Rosilete
em produção
FILME, DOC, 70’, DIGITAL, BRASIL.2025.
DIREÇÃO, ROTEIRO E MONTAGEM
Unhas vermelhas, luvas de boxe de oncinha, saia de gladiadora, cicatrizes pelo corpo, o passado de bóia-fria, a mãe, uma filha, um grande amor e um cinturão de campeã: essa é Rosilete dos Santos.
Pele de Dragão
em finalização
FILME DANÇA, 10’, DIGITAL, BRASIL, ALEMANHA.2024.
DIREÇÃO, FOTOGRAFIA E MONTAGEM
Mariana vive em um sono profundo. Em seu mundo onírico, ela batalha contra um dragão que quer tomar o seu corpo. Nos poucos momentos desperta, Mariana tenta meios de ir à Capadócia, na Turquia, onde dizem morar São Jorge, o matador de dragões.
*Financiado pela Scholss Solitude Akademie, na Alemanha
Encantaria
em produção
FILME, HÍBRIDO, 140’, DIGITAL E SUPER 16MM.2026.
DIREÇÃO, ROTEIRO E MONTAGEM
Na Ilha de Lençóis, Renata vagueia entre o dia e a noite, entre sonhos e festas, transes e encontros, ouvindo sussurros de outros tempos, da terra, do vento, das águas. Sua sogra já lhe avisou: Isso é chamado da Encantaria.
*Recebeu o fundo de circulação da Lei Paulo Gustavo Paraná 2023/2024 (Brasil)
Andar sobre as águas
em produção
FILME, HÍBRIDO, 40’, DIGITAL, BRASIL.2025.
DIREÇÃO, ROTEIRO E MONTAGEM
Nas costas maranhenses, a maré é chamada de banzeiro grande, que vai e que vem, atravessando o mundo inteiro e retornando a cada seis horas. Cada hora é um mistério, cada hora um homem deixa de ser homem e vira bicho vira mar vira céu vira homem de novo. Este filme é sobre eles, que caminham sobre as águas e sobre os tempos.
O Touro
finalizado
FILME, HÍBRIDO, 78’, DIGITAL, BRASIL.2015.
DIREÇÃO, ROTEIRO E MONTAGEM
O corpo do rei português Dom Sebastião foi engolido pelas areias do Marrocos e desapareceu quando ele perdeu a Batalha de Alcácer Quibir. Seu espírito, no entanto, organizou um exército que passou a explorar novas terras até chegar ao Brasil. Na Ilha de Lençóis, no Nordeste do país, Dom Sebastião fundou seu reino encantado. Ele vagueia na forma de um touro negro, que tem uma estrela na testa. Um dia, sua filha voltará à ilha empunhando uma espada dourada.
*Recebeu o Vision Sud Est Award (Suíça)
*Indicado ao Prêmio FIPRESCI
* Carte Blanche no 67º Festival Internacional de Cinema de Locarno (como work-in-progress)
*WP - 44º Festival Internacional de Cinema de Roterdã
Disponível para locação aqui
O Rei
finalizado
FILME, HÍBRIDO, 24’, DIGITAL, BRASIL.2014.
DIREÇÃO, ROTEIRO E MONTAGEM
Um dia o Velho Chico sonhou que o Rei Dom Sebastião o convidava para conhecer seu reino encantado embaixo das dunas da Ilha de Lençóis, no Maranhão. O velho, acreditando que tudo não passava de um sonho, contou aos seus companheiros o que havia visto. Furioso, o rei o deixou por sete dias e sete noites desacordado no deserto embaixo do sol quente e escondeu-se de todos. Desde então, Dom Sebastião passeia em noites de lua cheia sob a forma de um touro mágico. Um dia, sua filha chegará para desencantar a ele, à ilha e à toda gente.
*Ganhador do 9º Concurso de Roteiros Rucker Vieira (Brasil)
*WP – Festival Internacional do Rio 2014
Disponível gratuitamente aqui
A Última das Minas
finalizado
FILME, DOC, 25’, DIGITAL, BRASIL.2015.
DIREÇÃO, ROTEIRO E MONTAGEM
“Esta é a Casa das Minas. O dono da casa é Zomadônu. Como ele não tem corpo como a gente, eu estou aqui como chefa; mas quem manda na casa é ele.” Deni Prata Jardim, última vodunsi da Casa das Minas do Maranhão.
*WP – 26º FID Marseille (França)
Disponível gratuitamente aqui
As águas
finalizado
VIDEO EXPERIMENTAL, 10', SUÍÇA, BRASIL, TAILÂNDIA.2014.
DIREÇÃO, FOTOGRAFIA E MONTAGEM
Em um vilarejo no Norte da Tailândia, uma jovem mulher é destinada a se casar com um homem que ela não conhece. Acreditando na força espiritual das águas, ela decide ir até o rio e agradecer pela a sorte alcançada. Naquele dia, um trágico acontecimento mudará o destino dela, das águas e de todo o vilarejo. Imagens e sons documentais dão vida a esta história ficcional, inspirada por uma mistura entre contos tailandeses e brasileiros.
*WP – Olhar de Cinema 2014 (Brasil)
Disponível gratuitamente aqui
Fui à Capadócia e Lembrei de Você
finalizado
VIDEO EXPERIMENTAL, 9', BRASIL/TURQUIA. 2013.
DIREÇÃO, FOTOGRAFIA E MONTAGEM
eu queria voar;
você me falava de fincar o pé na terra.
cansei de ser turista.
decidi voltar.
chego já.
*WP – Mostra de Cinema de Tiradentes (Brasil)
*Exposição no MALBA – Buenos Aires (Argentina)
Disponível gratuitamente aqui
Postcards from Kapadokya
FOTOGRAFIA/VÍDEOS/LITERATURA
FOTOS E TEXTOS
Eu te vejo. Eu te vejo e entrevejo minha sombra, meu passado, meu futuro. Somos pedra, pó e água. Eu e tu. Um dia retornaremos juntos à terra e criaremos asas. Por ora, somos apenas o sussurro dos velhos dervishes. Abre os teus olhos e o teu coração. Eu ainda estou aqui.
*Desenvolvido e apresentado no âmbito da residência artística da Babayan Culture House Foundation, Ibraimpasa (Turquia)
April Times
finalizado
FILME, FIC, 10’, DIGITAL, SUÍÇA.2010.
ROTEIRO, DIREÇÃO E MONTAGEM
Após viver um intenso luto, uma fotógrafa revisita sua casa de infância, onde se depara com seu primeiro contato com a morte e com o desejo de capturar o tempo.
*WP – Shnit Int Film Festival (Suíça)
Bordering
finalizado
FILME, DOC, 3', 16mm, SUÍÇA.2011.
DIREÇÃO, FOTOGRAFIA E MONTAGEM
Um jogador de basquete americano se aposenta e decide abrir uma padaria na fronteira entre a Suíça e a França. À sua porta, escuta histórias e testemunha as dificuldades de quem atravessa de um lado ao outro todos os dias.
*WP – FIDÉ – Festival du Film Étudiant Documentaire
Televisão
Mulheres de Encantaria
finalizado
SÉRIE, HÍBRIDA, 5X72’, DIGITAL, BRASIL.2023.
DIREÇÃO, ROTEIRO E PRODUÇÃO
Renata mora na Ilha de Lençóis, onde tem uma pousada com seu marido, Nango, que também é pescador. Os tempos estão difíceis financeiramente. O camarão – principal fonte de renda da família – está escasso e o período de baixa temporada não ajuda com o fluxo de turistas. Enquanto tenta encontrar soluções para esses problemas, Renata começa a ter sonhos estranhos, que sua sogra, Dona Nem, esposa do líder espiritual da ilha, afirma serem chamados da Encantaria para que ela assuma seu caminho espiritual. Confusa e com medo, Renata tenta lidar com os desafios que se colocam em sua vida.
*No ar no canal CinebrasiTv (Brasil)
Saudade
finalizado
SÉRIE, FIC, EP 8, 15', DIGITAL, BRASIL.2019.
DIREÇÃO E MONTAGEM
Tanya é uma angolana que tenta sobreviver com suas duas irmãs em Curitiba. Entre a dupla jornada de trabalho no restaurante e na padaria, Tanya sonha com as histórias que escuta no programa de rádio “Quadro Casamenteiro”, enquanto espera por seu grande amor.
*Estreou em 2019 no Canal Brasil.